A utilização de um "computador estranho" traduz-se normalmente em alguns dissabores uma vez que nem sempre não tem os programas que utilizamos no nosso computador e a sua instalação encontra-se, frequentemente, bloqueada (como é o caso da nossa Escola). Mais recentemente a proliferação das pendrives permitiu alguma independência face aos programas instalados no computador, na medida que se desenvolveram um conjunto de programas, designados por Portable Apps (Aplicações Portáteis) que podem ser utilizadas a partir das pendrives, sem necessidade de instalação.
Uma pendisk com pelo menos 2GB
Um computador com o Windows instalado (também funciona noutros SOs. Ver instruções em http://portableapps.com/download)
Vá até ao site http://portableapps.com/download e faça o download do programa de instalação
Abra o ficheiro, indique o local de instalação e aguarde.
Depois de terminada a instalação siga as instruções para adicionar as aplicações pretendidas.
Pode consultar a listagem das aplicações disponíveis em http://portableapps.com/apps.
Introduza a pendisk no computador, se este tiver o autorun activo vai abrir automaticamente o Menu PortableApps. Se o menu não aparecer sozinho deve utilizar o explorador do Windows para abrir a pen e execute o programa Start.exe. No Menu PortableApps seleccione o programa desejado e pode começar a trabalhar.
Tradicionalmente o computador tem que armazenar no seu disco rígido um conjunto de programas gratuitos ou pagos, legais ou ilegais, que tem que ser regularmente atualizados e/ou substituídos. O disco rígido é também o "fiel depositário" de todos os documentos/ficheiros criados pelo utilizador. O principal inconveniente desta solução é a total dependência do utilizador face ao computador onde estão instalados os programas e armazenados os ficheiros.
A última tendência é deslocar aplicações e ficheiros para a nuvem (Internet) com todas as vantagens inerentes:
Este último ponto é normalmente referenciado como a principal vantagem, mas também existem algumas desvantagens:
O que necessita para utilizar os serviços baseados na internet:
Um computador ligado à Internet;
Um browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, Opera, Safari);
O Adobe Flash e o Java (plugins para o browser).
O Google Earth começou como um programa de mapas terrestres, mas ao longo do tempo foi acrescentando cada vez mais funcionalidades. Na sua versão 7 as possibilidades de exploração são imensas e abarcam desde a geografia, a história, as ciências e muito mais.
Não sendo um inventário exaustivo das funcionalidades aqui ficam as principais:
Segundo algumas pesquisas, os adolescentes passam mais tempo frente à televisão que em sala de aula.
Todos concordam que a Televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças, mas também pode exercer influências indesejáveis. O tempo passado frente à televisão é retirado a muitas atividades importantes, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos/exercício físico, o convívio com a família e os amigos.
A televisão é um meio de informação e formação, mas deves saber distinguir entre o que é fantasia e o que é realidade. Os programas e a publicidade estimulam hábitos de alimentação nada saudáveis, o consumismo e estilos de vida que associam a posse de bens supérfluos como fatores de sucesso, alegria e bem estar.
Deves ter em atenção que quem permanece mais tempo a ver televisão corre um risco maior de :