Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que o período de Inscrições para a Educação Pré–Escolar e para o 1º ano do  irá decorrer entre 15 de abril e 15 de junho de 2019.

A matrícula deverá ser realizada PREFERENCIALMENTE VIA INTERNET, através do Portal das Matrículas.

Em alternativa, os Pais e Encarregados de Educação poderão efetuar a matrícula junto dos Serviços Administrativos da Escola Básica Mouzinho da Silveira, no seguinte horário:

TERÇA-FEIRA a QUINTA-FEIRA
Das 10:00 às 12:00 horas e das 14:30 às 16 horas

Os Serviços administrativos só recebem os pedidos de matrícula dos alunos residentes na área de influência das Escolas do Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira, independentemente das preferências manifestadas para a frequência (ponto 2 do artigo 7.º Desp.Normativo nº 6/2018).

 

No ato da matrícula devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão do Aluno (se o aluno não possuir Cartão de Cidadão deverão ser apresentados os seguintes documentos: Cédula/Assento ou Titulo de residência ou Passaporte, Cartão de utente do SNS, e N.º Identificação da Segurança Social (NISS));
  • Cartão de Cidadão do Encarregado de Educação (se o Enc. de Educação não possuir Cartão de Cidadão deverão ser apresentados os seguintes documentos: Bilhete de Identidade ou Passaporte ou Titulo de residência e Cartão de contribuinte);
  • Boletim de Vacinas atualizado/Certificado de vacinação do aluno (obtido no Centro de Saúde);
  • Fotocópia do comprovativo do domicilio Fiscal dos pais/Encarregado de Educação (ano 2019, obtido no site das Finanças) ou comprovativo do local de trabalho do Encarregado de Educação;
  • Fotocópia do comprovativo da constituição do Agregado Familiar educação (ano 2019, obtido no site das Finanças);
  • Declaração da Segurança Social com o Escalão do Subsídio Familiar (relativa ao ano 2019), caso solicite auxílios económicos;
  • Fotografia.

 

Consultar a Área de Influência do Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira.

Como obter o Comprovativo da composição do agregado familiar validado pela Autoridade Tributária.

Como obter a Declaração de escalão de Abono de Família.

Legislação em vigor: Despacho normativo n.º 6/2018 de 12 de abril.

Como obter o comprovativo da composição do agregado familiar validado pela Autoridade Tributária

(referido no ponto 3 do Artigo 2º do Despacho Normativo 6/2018)

 

O procedimento abaixo descrito só é válido caso tenha procedido à atualização do seu agregado familiar na AutoridadeTributária.


1. Aceda ao Portal da Finanças no seguinte endereço http://www.portaldasfinancas.gov.pt e clique no botão INICIAR SESSÃO.

1

2. Introduza os seus dados de Acesso ao Portal da Finanças e termine com um clique em AUTENTICAR.

2

3. Na sua área do Portal das Finanças, clique no menu TODOS OS SERVIÇOS.

3

4. Na lista das opções disponíveis, vá até a DADOS PESSOAIS RELEVANTES e selecione a opção CONSULTAR AGREGADO FAMILIAR.

4

5. Na coluna Comprovativo, clique no respetivo botão para efetuar o baixar o documento para o seu computador.

5

6. Imprima o comprovativo e entregue-o juntamente com os documentos da matrícula.

6

Não é só o seu filho/educando que pode e deve continuar os estudos. Já pensou em concluir ou continuar os seus Estudos.

O Portal da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) apresenta as propostas para todos aqueles que querem estudar, jovens ou adultos.

Se estiver interessado(a) em ir mais longe, consulte no Portal Ploteus as suas oportunidades para estudar na União Europeia.

anqepploteus

dgcCom o novo ano letivo à porta, a Direção-Geral do Consumidor renova a brochura informativa “Regresso às aulas em segurança” que visa alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas 2015-2016.

Para além das recomendações sobre as compras dos materiais escolares, no transporte para a escola e na alimentação, a brochura remete para as mais recentes publicações da Direção-Geral do Consumidor sobre o “Consumo Sustentável – 2015” e sobre “Vestuário e calçado”, acessíveis no Portal do Consumidor.

Para mais informação visite o Portal do Consumidor - em www.consumidor.pt - ou a página do facebook  https://www.facebook.com/dgconsumidor, onde se encontra esta brochura, e onde a Direção-Geral do Consumidor disponibiliza informação sobre os direitos dos consumidores, os consumos juvenis e outras matérias relacionadas com o tema.

pinSaber o Horário Escolar

Pedir para que o aluno copie o horário da escola para si. tenha-o sempre à mão.

pinAssinalar as Horas de Estudo

Em conjunto com o seu educando, assinale nos horário (no seu e no dele) um conjunto de horas possíveis em que ele deverá estudar, em casa, para fazer os trabalhos. Recomenda-se que:

  • Se definam cerca de 14 horas distribuídas por toda a semana (incluindo sábado e domingo). Se tiver explicações pagas, estas podem estar incluídas nestas horas.
  • As horas escolhidas possam ser confirmadas por um adulto.
  • Ele assuma essas horas e diga aos seus amigos de brincadeiras de rua que tem obrigações e que não devem importunar durante esse horário.

pinEstudar, no mínimo, 6 horas em casa

Dessas horas, geridas ou não pelo aluno, ele deverá cumprir no mínimo 6, sendo importante:

  • Ter a certeza de que as cumpre. Se for necessário faça-o registar (na presença de um adulto) uma folha de cumprimento de obrigações, em que cumpriu as horas combinadas.
  • Ter a certeza de que as aproveita para estudar e não para fingir que estuda.