IGAC vai à escola

No dia 19 de fevereiro, decorreram na Biblioteca das Escolas 2 e 7 do Agrupamento, duas sessões de sensibilização sobre «Os direitos de autor». Participaram as 3 turmas de 4º ano e uma de 3º, pois eram cerca de 50 alunos por sessão, dinamizadas por uma equipa do IGAC.
Os elementos da equipa começaram por apresentar um PowerPoint sobre a temática, enquanto um deles ia explicando e levantando várias questões... posteriormente, entregaram a todos os alunos uma ficha em que eles tinham de ser autores de um desenho ou de um texto escrito... Seguiu-se uma dramatização onde aparecia um «pirata», um «inspetor do IGAC» e um «comprador», o pirata tentava fazer «negócio» com os trabalhos dos nossos alunos. Estes reagiam dizendo que os trabalhos eram deles e que o pirata devia ir «prezo»... O inspetor fez um acordo com os alunos pois se o pirata lhes pagasse os trabalhos a todos perdoavam-lhee assim já não era condenado. Aceitaram a proposta e receberam todos dois dobrões em chocolate...
Todos os trabalhos dos alunos foram para o IGAC, para serem registados como autores e receberão um diploma de participação, do «IGAC vai à escola».
Foi realmente uma sessão animada, de uma forma simples, os alunos interiorizaram o que é realmente o «pelágio» e «os direitos de autor».