escola6R. da Amizade

2835-079 Baixa da Banheira
Níveis de ensino: Pré-Escolar, 1º, 2º, 3º e 4º anos
Contactos

Horário de Funcionamento: das 8:45h às 18:00h


Esta escola é o estabelecimento do 1º ciclo mais recente da freguesia e não obedece a nenhum dos padrões de construção já existentes.
É uma escola de linhas modernas, espaços amplos e agradáveis, mas que oferece poucas condições de segurança, devido ao uso excessivo de vidros e dos varandins com escadas. Constituem a sua área coberta uma sala de professores, três pequenas arrecadações, uma biblioteca/mediateca anexa à salinha de informática, seis casas de banho, uma cozinha, um polivalente e seis salas de aula.
Esta escola tem, actualmente, serviço de refeições assegurado por uma empresa do sector.
Os espaços exteriores incluem campo de jogos e mobiliário de exterior.

escola7

R. Parque Estrela Vermelha
2835-144 Baixa da Banheira
Níveis de ensino: Pré-escolar, 1º, 2º, 3º e 4º anos
Horário de Funcionamento: das 8:45h às 18:00h

Contactos


Este estabelecimento de ensino foi inaugurado em 1954.
É um edifício do tipo Plano Centenário, com dois edifícios geminados de quatro salas de aula cada, respectivos blocos sanitários e alpendre e um edifício onde funcionava a antiga cantina, com a respectiva instalação sanitária.
Uma das salas do edifício da cantina foi adaptado a biblioteca, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, tendo sido a outra adaptada a sala polivalente.
Existem ainda dois pavilhões independentes com arrecadação e instalação sanitária incorporada, onde funciona o Jardim de Infância.
O logradouro é bastante amplo e encontra-se devidamente murado, envolvendo não só os edifícios acima mencionados como também a Escola adjacente – EB nº 2 da Baixa da Banheira. Possui campo de jogos, pérgola, brinquedos e mobiliário exterior. As referidas escolas partilham ainda outros recursos: o refeitório, o laboratório de informática e a biblioteca escolar.

escola1R. Augusto Gil

2835-066 Baixa da Banheira
Níveis de ensino: Pré-escolar, 1º, 2º, 3º e 4º anos
Contactos

Horário de Funcionamento: das 8:45h às 18:00h


Trata-se de um edifício tipo “P3”, construído em 1973. É composto por um único piso que se estende por cinco núcleos.
Possui dezasseis salas de aula. O 1º Ciclo funciona em onze destas salas, dispondo ainda a escola de um Laboratório de informática, uma Biblioteca Escolar e de uma sala para o A.T.L., da responsabilidade de Associação de Pais.
O Jardim de Infância funciona num dos cinco núcleos da Escola, sendo composto por três salas, uma casa de banho e com as condições necessárias às necessidades básicas das crianças. Comum às três salas existe uma outra área: a chamada “área suja” que serve de apoio à expressão plástica e lanches. As salas de Pré-escolar estão bem equipadas.
A escola possui ainda uma sala polivalente que funciona como refeitório para os alunos do 1º CEB e crianças do Pré-escolar e um ginásio, também utilizado pelos dois níveis.
As refeições são confeccionadas por uma empresa do sector, na cozinha existente.
No exterior, para além dos espaços verdes e lúdicos, existem brinquedos e mobiliário de exterior, bem como caixas de areia.
Esta escola tem instalações sanitárias adaptadas a alunos com necessidades educativas especiais.
A Associação de Pais deste estabelecimento mantém uma óptima relação de trabalho com o Agrupamento, sendo entidade promotora das Actividades de Enriquecimento Curricular.

ebms

R. Manuel da Fonseca
2835-136 Baixa da Banheira
Níveis de ensino: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos
Contactos

Horário de Funcionamento: das 8:15h às 18:30h

O dia da Escola celebra-se a 3 de Março, dia em que Mouzinho da Silveira foi nomeado Ministro da Fazenda e da Justiça do rei D. Pedro IV.
O símbolo e a bandeira da Escola foram escolhidos em 1993, após um concurso em que participaram dezenas de alunos.

ebms bandeira
As actuais instalações da Escola Mouzinho da Silveira foram inauguradas no ano letivo 1992/93. É uma Escola com boas condições físicas e encontra-se equipada, quer a nível de mobiliário, quer de material didáctico.
É um edifício único, constituído por três blocos interligados por amplos corredores, dois deles com primeiro andar e um só de rés-do-chão.

planta0

Planta do R/C do edifício central

planta1

Planta do 1º andar do edifício central

Existe um espaço envolvente ao edifício propriamente dito, vedado, que comporta um campo de jogos e respectivos balneários e ainda zonas ajardinadas.
Faz ainda parte do recinto escolar o pavilhão gimnodesportivo, localizado em zona próxima da escola (Rua Soeiro Pereira Gomes), onde decorre parte das actividades lectivas e lúdicas da comunidade escolar e local.
Na Escola funciona um pólo do Centro de Formação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita. Está instalado também, no estabelecimento de ensino, um núcleo do Gabinete de Segurança do Ministério da Educação e Ciência.

escola2R. dos Açores

2835-112 Baixa da Banheira
Níveis de ensino: Pré-escolar, 1º, 2º, 3º e 4º anos
Contactos

Horário de Funcionamento: das 8:45h às 18:00h


Esta escola é um edifício tipo P3, inicialmente de área aberta, tendo as salas sido fechadas posteriormente. Tendo sido construída em 1983, foi sujeita em 2001/2002 a obras de restauro – pintura interior e exterior e montagem do equipamento de cozinha. No ano lectivo 2002/2003 foi recuperado o espaço exterior do recreio, tendo sido criadas novas áreas de jogos, jardinagem, horticultura, alpendre coberto, entre outros.
É composta por um edifício de r/c e 1º andar, com um total de 8 salas e 4 “zonas sujas”. O edifício conta, ainda, com um espaço polivalente, zona de refeitório, cozinha, 1 despensa, 2 arrecadações (1 do Jardim de Infância), 1 gabinete, 1 reprografia, 1 laboratório de Informática, 6 casas de banho (1 do Jardim de Infância).
O mobiliário é variado e encontra-se em bom estado, sendo facilmente deslocável, o que permite adaptar minimamente as salas de aula às necessidades das várias actividades.
A área destinada ao funcionamento do Jardim de Infância situa-se no rés-do-chão da Escola, na ala esquerda, e é composta por duas salas abertas, bem iluminadas e com duas portas cada uma, uma delas de acesso directo ao exterior. Possuem em comum um espaço designado por “área suja”.
No ano lectivo 2009-2010 irá aqui funcionar uma Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (1º CEB), com capacidade para 6 utentes.
As salas encontram-se em bom estado de conservação. A escola tem instalações sanitárias adaptadas a alunos com necessidades educativas especiais.
O espaço exterior é bastante amplo. O edifício é murado e vedado com rede. A Escola tem dois portões que, por norma, se encontram fechados.

Mais artigos...