livroNo passado dia 5 de junho de 2018 o Agrupamento lançou o livro “Um Sonho Mágico – escrito a várias mãos”, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, pelas 17.00h. A sessão contou com a participação de seis alunos apresentadores dos vários ciclos de ensino e estiveram em palco 38 alunos, que foram lendo a história. A leitura foi acompanhada pela projeção das ilustrações e a história foi sonorizada pelo docente Mário Martins. Foram convidados a assistir à sessão todos os alunos que participaram na escrita e ilustração da história, bem como os Encarregados de Educação.
Este projeto foi lançado o ano letivo passado pela Biblioteca da escola sede e envolveu os professores de Português e de Educação Visual, nos 2º e 3º ciclos; os professores do 1º ciclo e as Educadoras de Infância. Participaram neste projeto 29 turmas de todos os ciclos de ensino. O início da história foi dado pela equipa da Biblioteca, que orientou a continuação da narrativa. À medida que a história foi circulando pelas turmas e ganhando vida, foi sendo ilustrada nas aulas de Educação Visual e Expressão Plástica. Posteriormente foi feita a revisão global do texto e a seleção das ilustrações que integraram o projeto. Concluída a história faltava o título. Foram apresentadas algumas propostas e selecionadas três, que estiveram em votação na Feira de Projetos Educativos do ano passado, por toda a comunidade educativa. O título mais votado foi “Um sonho mágico”. Finalizado o projeto solicitámos o apoio da autarquia para a sua publicação, que prontamente atendeu o nosso pedido.
A sessão de lançamento foi um sucesso e todos estão de parabéns, alunos, docentes e equipa organizadora.

um sonho magico

xavierA turma 2-P2, da Escola Básica nº 2 da Baixa da Banheira, ficou em 2º lugar no concurso dos espantalhos, inserida no projeto horta biológica, promovida pela Câmara Municipal da Moita.