lmouzinhoIniciaram-se as leituras do projeto, «Leituras à Mouzinho», este ano, em parceria com o grupo de português de 2º ciclo e com qualquer outro docente de outro grupo discxiplinar, que se disponibilize para fazer as leituras em todas as escolas da Pré e primeiro ciclo do Agrupamento, decorrerão ao longo do ano letivo.
Foram já lidas, dramatizadas e exploradas 4 histórias em que os alunos participaram ativamente. No final de cada sessão os alunos fizeram a avaliação da atividade, e um trabalho relacionado com a história, que serão expostos no final do ano escolar, na escola sede.
Estiveram envolvidos nesta atividade, no 1º período, 135 alunos, 9 docentes titulares de turma e 2 docentes da Escola Mouzinho da Silveira. Alguns professores disponibilizaram-se para realizarem várias sessões.
Os alunos além da história, receberam ainda do professor leitor, um caramelo de fruta.
Um muito obrigado a todos por terem feito a diferença.

leitlinhaRealizou-se na EBnº2 do 1ºciclo, o concurso relativo aos livros do Plano Nacional de Leitura trabalhados durante o 1º período. Os alunos provaram que conheciam bem a obra, tornando assim o concurso muito ativo.
Aos vencedores foram oferecidos prémios simbólicos. Aos restantes elementos das turmas a Professora Bibliotecária ofereceu um autocolante e marcadores de livros alusivos à obra estudada. Este concurso decorre nos finais de cada período letivo.

vleitura17Estão a decorrer as «Leituras em voz alta» e as «Leituras a par», na Biblioteca da escola nº 1 do Agrupamento, realizadas por duas voluntárias da leitura, durante os meses de novembro e dezembro e prolongar-se-ão até janeiro.
Vão ser contempladas todas as turmas da Pré e do 1º ciclo. Os alunos depois de ouvir a leitura, fazem o resumo oral da história, um desenho alusivo à mesma e ainda a avaliação da atividade.
Desde já um muito obrigado à dona Georgina Moreira e Teresa Santos pela disponibilidade com que nos brindam, oferecendo várias sessões de leitura aos nossos meninos.

Que veio partilhar os seus pensamentos com 4 turmas (um 6º ano, três 9ºs) sobre a importância da identidade, de sabermos quem somos, de onde vimos, como resistir aos preconceitos, como construir o nosso futuro, entre o que planeamos e as oportunidades que o acaso nos proporciona.

bruno vieira