cr3Realizou-se no dia 21 de Março, o concurso CR3 – Cálculo Rápido a Três -.
Esta atividade do âmbito da disciplina de Matemática, teve a participação de uma equipa representativa de todas as turmas do quinto ao nono ano de escolaridade.
Após a final do segundo e terceiro ciclos, consagraram-se vencedores do segundo ciclo o 5ºE e do terceiro ciclo o 8ºA.
Parabéns a todos os alunos que participaram, muito especialmente aos vencedores.

estuarioNo dia 30 de outubro, a equipa da Atividade ROADSHOW AVENTURA~TE NA ESCOLA visitou-nos.
No dia 26 de fevereiro decorreu a atividade AVENTURA~TE NO ESTUÁRIO, a propósito da qual houve uma Saída de Campo à Zona Ribeirinha da Moita, com alunos do 8º ano de escolaridade.
Estas atividades foram oferecidas pelo Projeto AVENTURA~TE NOS ESTUÁRIOS DO TEJO E DO SADO e formam dinamizadas pelos docentes do Grupo Disciplinar 520, no âmbito do Programa Eco-escolas.

vitorMais umas sessões de Leituras de professores da Escola Mouzinho da Silveira que se deslocam às escolas de 1º ciclo do Agrupamento para contar e encantar os nossos alunos, com leitura e dramatização de histórias, desta vez, foi «A que sabe a Lua?».
Os alunos adoraram estas sessões.
Um Muito obrigado a todos.

semleituraTiveram lugar em todas as bibliotecas do Agrupamento os concursos de Leitura, «Quatro em Linha», baseados em obras das Metas Curriculares.
Os alunos mostraram que conheciam bem as obras e os concursos foram muito interessantes, pois os colegas de turma apoiaram os concorrentes com muito entusiasmo.
Além destes concursos ainda se fizeram as leituras partilhadas, «Os Pequenos Leitores», em que alunos de 4º e 3º anos, foram ler duas obras aos alunos da Pré, 1º e 2º anos.
Ainda saíram para o espaço envolvente das escolas para lerem poesias às pessoas que encontravam.
A turma do 1- 4-A, teve uma semana ativa e muito emocionante.
Fez leitura de poemas elaborados pelos alunos dedicados aos elementos da Direção da Escola Sede. E ainda fizeram leituras de quadras e lengalengas aos idosos do Lar S. José Operário.
Um muito obrigado a todos que fizeram a diferença.

gorettiNos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, tivemos em todas as escolas do Agrupamento a escritora Goretti Pina, para a apresentação das obras «Vitória Conta-me uma história» e «Empresta-me um sonho».
Participaram na atividade (180) alunos da Pré e (590) do 1º ciclo e cerca de 40 docentes, 8 educadoras e as respetivas auxiliares.
Da Mouzinho da Silveira participaram na atividade cerca de 60 alunos de 5º e 6º anos e 6 docentes.
Antes do encontro os alunos tiveram conhecimento das duas obras, foram exploradas em várias vertentes, dependendo dos anos de escolaridade e da criatividade de cada um. Fizeram vários trabalhos lindíssimos (desenhos, postais, cartazes, painéis e os sonhos de cada um que no final de cada sessão vestiam a árvore dos sonhos, que a escritora trouxe. De salientar que alguns alunos quiseram ler os seus sonhos sendo muitos deles eram profundos e comoventes.
Os espaços onde decorreram os «encontros», bibliotecas e os polivalentes, estavam espetacularmente bem decorados.
No final de cada sessão a escritora autografou os livros.
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, pois aqui fica o testemunho dos três dias que decorreu a atividade.
Resta-me agradecer a todos que fizeram a diferença e contribuíram para que cerca de 800 crianças ficassem a conhecer duas histórias.
Um Bem hajam a todos os promotores da leitura.