contribuirdgsPara além da grande ajuda que pode dar e que é ficar em casa, pode também ajudar participando numa de muitas campanhas que se encontram a decorrer para angariar fundos, materiais e equipamentos para o combate à COVID-19.

Órgãos de comunicação, associações profissionais, empresas, movimentos associativos e outros têm vindo a organizar campanhas. Procure aquela que se encontra mais perto de si e participe.

A DGS também tem um formulário para todos aqueles que querem ajudar.

faken"Se os teus amigos se atirarem a um poço, também te atiras ?"

Frase repetida, sem conta, pelos pais aos mais novos quando estes "atiram as culpas" dos seus atos para outros!

As novas realidades tecnológicas obrigam a uma atualização da expressão popular: Se os teus amigos partilham, tu também partilhas?

Infelizmente a resposta é SIM!

redes sociaisO período em que vivemos requer de todos uma responsabilidade acrescida. E nas partilhas nas redes sociais, também!

Partilhar ou dar “gosto” àqueles que tudo criticam, só por que sim! Não partilhe só porque o(s) seu(s) amigo(s) o fizeram! Antes de partilhar/gosto avalie se a crítica se justifica.

Partilhar ou dar “gosto” a comportamentos censuráveis! Os seus amigos foram para a praia, foram dar um passeio ou organizaram uma festa e partilharam as fotos do que fizeram. Dar um “gosto” na publicação ou partilha-la é estar a partilhar a irresponsabilidade deles e a sua! Exerça a sua crítica! Não partilhe e se conseguir manifeste, de forma educada, respeitosa e formativa, seu desagrado pelo comportamento.

Partilhar apenas as notícias negativas. Infelizmente, nesta fase, há mais notícias negativas do que positivas. Não podemos negar ou ignorar nenhuma delas, mas devemos dar destaque às “boas notícias” e aos “bons exemplos”.

Brincar com o COVID-19 é uma forma de exorcizar os medos, mas nãa desvalorize o perigo.

Seja equilibrado, ponderado e, sobretudo, responsável nas suas partilhas!

Lembre-se que o primeiro dos direitos é o direito à vida e por isso #FiqueEmCasa e partilhe…