Rastreio de Saúde

apdpOs alunos entre os 12 e os 14 anos de idade da Escola Mouzinho da Silveira participaram recentemente num rastreio de Saúde incluído no projecto europeu PRE-START. Este projecto, que reúne equipas de investigação de Portugal, Reino Unido, Grécia, Espanha e Alemanha, é dedicado ao estudo do fenómeno crescente de aparecimento de diabetes tipo 2 nos adolescentes e nos jovens adultos.
A diabetes tipo 2 é hoje designada como epidemia pela Organização Mundial de Saúde, e os mais recentes estudos conduzidos pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia e a APDP (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal) demonstram que surgem em Portugal, por dia, 73 novos casos da doença. Antigamente, a diabetes tipo 2 surgia relacionada com o envelhecimento, estando agora, por força da erosão dos estilos de vida, a surgir cada vez em idades mais precoces.


No âmbito do PRE-START, a equipa de investigação da APDP tem contado com o envolvimento activo da Direcção da Escola e dos próprios pais, que participam através do preenchimento de uma ficha de dados de Saúde. Após a validação desta ficha, serão identificados os adolescentes em risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2. A estes adolescentes, juntamente com os seus encarregados de educação, será disponibilizada a participação num programa de promoção da actividade física e da literacia em nutrição e alimentação saudável. O desenvolvimento desse programa destina-se a ser depois divulgado a nível europeu.

Portal dos Diabetes