bibliotecadigital

Apresentamos mais uma sugestão para ocupação dos tempos livres e que pode juntar toda a família em leitura. A Biblioteca de Livros Digitais disponibilizada pelo Plano Nacional da Leitura Ler+, permite explorar um conjunto de livros sobre diferentes temáticas para crianças dos 5 aos 15 anos, mas que os mais velhos podem ler e encenar com os mais pequenos.

mcafeAgora que está mais tempo em casa, é normal que a máquina de café caseira tenha mais utilização.

Além da lavagem habitual que realiza à peças desmontáveis da sua máquina, convem cuidar também do seu interior, eliminando o calcário acumulado.

Existem no mercado pastilhas concebidas especificamente para a descalcificação das máquinas de café. No entanto pode poupar utilizando um descalcificador caseiro.

Para esse efeito pode limpar com vinagre ou gotas de limão, pois a acidez destes ajudará a remover o calcário. Para levar a cabo esta tarefa, pode utilizar um copo de vinagre ou 3 limões para 1 litro de água.

Lave, depois, bem lavado e volte a utilizar normalmente.

jardimO seu jardim parece a selva amazónica?

Os seus vasos são conhecidos pela quantidade de ervas daninhas que produzem?

Estamos na Primavera e cuidar do nosso jardim é também uma tarefa que pode ocupar algum do nosso tempo disponível.

Mais, esta é uma tarefa que pode ser realizada em família e também um momento de estudo!

Ficam aqui algumas tarefas sugeridas retiradas do site do Horto Campo Grande.

Escolher novas plantas

Se as plantações do ano passado não se desenvolveram como esperado ou se há plantas muito envelhecidas, substitua-as por novas plantas, tendo sempre em conta as condições ambientais, ao estado do solo e à utilização que o espaço vai ter. Se não tem espaço para novas plantações, vasos ou cestos suspensos são também óptimas opções.

Limpar, mondar e fertilizar

Depois de um Inverno rigoroso, na Primavera é tempo de limpar paus e folhas caídas já que estes acabam por apodrecer e criar ambientes propícios ao desenvolvimento de fungos e parasitas. Com a subida da temperatura, também as ervas daninhas aproveitam para aparecer. Garanta que o espaço não é invadido: arranque ou desenterre as ervas daninhas. Aproveite para verificar o estado dos vasos e floreiras e se estiverem danificados, repare-os ou substitua-os por novos. As primeiras semanas da Primavera também podem ser aproveitadas para retocar a pinturas dos muros do jardim. Depois do espaço limpo e arranjado, o jardim deve ser todo fertilizado, desde os canteiros às árvores e relvados.

Podar e regar

Apare as sebes nas árvores e arbustos e verifique o sistema de rega. Nesta altura, as necessidades hídricas das plantas aumentam por isso é importante certificar-se que o sistema de rega está em boas condições e adaptado às necessidades das suas plantações.”

https://hortodocampogrande.pt/jardim/cuidar-do-jardim-na-primavera/ (consultado em 06/04/2020)

O que plantar e semear durante a Primavera

Abril

No jardim: Esta é uma boa altura para fazer as sementeiras de artemisas e cosmos (ao sol), astilibes (à sombra), asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas, zínias e gerberas.

Na horta: Plante espargos e morangueiros. Semeie em local de nitivo, abóbora, batata, beterraba, brócolos, cenoura, couves, fava, feijão, melão, melancia, nabo, pepino e tomate. Nos últimos dias do mês, semeie feijão temporão.

Maio

No jardim: Aproveite o bom tempo e plante os bolbos e tubérculos que crescem já no verão ou no próximo outono, assim como begónias e dálias. Se não o fez no mês anterior, semeie ásteres, cóleos, cravinas, crisântemos, estatice, gipsófilas e zínias. Este também é um bom mês para semear girassol.

Na horta: Semear e plantar abóboras, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves, espinafres, feijão, melancia, melão, nabo, pepino, pimento, pimento padron, rabanetes, repolho. Plante tomate e trate o já plantado com calda bordalesa.

Junho

No jardim: Esta época é indicada para plantar vivazes, maciços à base de áster, rudbequias, helianthus e bolbosas como os gladíolos, begónias e agapantos. É também uma boa altura para semear gipsófilas, goivos, miosótis, prímulas e cíclames.

Na horta: Há muito que fazer na horta durante este mês! Semeie, em viveiro, alface, alho-francês, repolho, couve-flor, couve-bruxelas, couve-nabiça, couve-rábano e couve-galega. Em local definitivo pode semear cenoura, nabo, rabanete, salsa. É tempo de colher a batata que plantou em Fevereiro e a cebola, alho e aipo da sementeira de Janeiro. Cuide dos morangos e continue a sementeira de feijão para consumo em verde. É tempo de cultivar batata, tomate e pimento.

https://hortodocampogrande.pt/jardim/plantar-semear-primavera/ (consultado em 06/04/2020)

manutencaoEste período trouxe por um lado um acréscimo de tempo livre e ao mesmo tempo uma maior utilização dos computadores.

Assim podemos aproveitar algum do tempo para realizar uma manutenção dos equipamentos, nomeadamente rever a segurança dos mesmos face à maior exposição.

Vamos então ver os passos possíveis de uma manutenção preventiva:

1 - Comece por realizar uma limpeza ao disco, eliminado os ficheiros desnecessários. Para tal existem programas como o CCleaner e Glary Utilities que facilitam a tarefa, mesmo na sua versã gratuíta;

2 - Verifique as atualizações do Windows (ver vídeo);

backupQuantos ficheiros (texto, vídeos, fotografias, músicas, etc) tem no seu computador?

Há quanto tempo não faz uma cópia de segurança desses ficheiros?

Na maioria dos casos as respostas são "milhares!" e "não sei!"

Quase de certeza que tem no seu computador ficheiros que são insubstituíveis e com enorme valor sentimental, já para não falar noutros valores...

Aproveite este período para fazer uma cópia de segurança. O que precisa?

  • Tempo qb (mesmo em teletrabalho ou ensino à distância, pode ser uma tarefa a realizar em segundo plano).
  • Um Disco externo - não tem! Então pode utilizar...
  • Uma Pen(s) Disk - não tem! ou não tem capacidade que chegue! Então pode utilizar...
  • CDs/DVDs - Também não tem!