O programa Escola Digital assenta em quatro pilares:
No âmbito dos equipamentos, o programa prevê o empréstimo de um Kit de computador e de um Kit de conetividade aos alunos.
A partir do ano letivo 2024-2025 apenas os alunos com o escalão A e B do ASE têm direito a 12 GB/mensais de internet gratuita.
Os equipamentos emprestados destinam-se a ser utilizados exclusivamente, para fins do processo ensino aprendizagem e têm que ser restituídos obrigatoriamente:
O empréstimo obriga à assinatura presencial por parte do Encarregado de Educação (ou de um representante devidamente credenciado) de um Auto de Entrega, no qual estão definidas as obrigações, nomeadamente:
O meu educando tem direito a receber o Kit tecnológico?
Como resultado da generalização da medida, todos os alunos podem receber de empréstimo o seu Kit. A entrega, está, no entanto, dependente da disponibilidade de equipamentos na posse da escola.
Posso recusar o Kit tecnológico?
Sim!
Quais os equipamentos de fazem parte do Kit tecnológico?
Um computador e respetivo carregador, um “hotspot” com cabo e/ou carregador (que em alguns casos está integrado no próprio computador) e um cartão SIM. Uma vez que os equipamentos são recondicionados, podem não ser entregues os auscultadores e a mochila.
Ao receber o Kit este passa a ser meu?
Não! Os equipamentos são cedidos a título de empréstimo e o Encarregado de Educação fica obrigado a devolver o Kit e a assumir o pagamento dos danos que os equipamentos possam sofrer.
Qual é o processo para poder receber o Kit?
Primeiro vai receber um documento para manifestar o seu interesse no empréstimo.
Deverá preencher o documento e corrigir a informação que consta do mesmo.
Após devolver o documento ao Professor da Turma ou ao Diretor de Turma, deverá aguardar pelo SMS com a marcação do dia e hora para a receção do Kit
Nota: A entrega é realizada nas instalações da Escola Básica Mouzinho da Silveira (Rua Manuel da Fonseca)
Quais são os documentos de identificação que devo levar no dia do levantamento do Kit?
Atenção! Na falta do documento de identificação ou na sua incorreção na ficha do aluno, não será possível fazer a entrega do Kit.
O Encarregado de Educação não pode estar presente no dia e hora marcados para a entrega do Kit!
Envie um email para escoladigital@aems.pt a explicar a situação para se encontrar uma solução
A partir do ano letivo 2024-2025 apenas os alunos com o escalão A e B do ASE têm direito ao acesso gratuito à Internet!
Os restantes alunos deverão proceder ao carregamento do cartão SIM para continuarem a ter acesso à Internet.
Qual é o Plafond de dados mensais para acesso à Internet?
Os alunos com escalão A e B do ASE têm um plafond de 12 GBytes/mensais, sem restrições de acessos ou débito. Uma vez esgotado o plafond será aplicada uma limitação na velocidade do acesso ou em alternativa o utilizador pode proceder à aquisição de tráfego adicional, em múltiplos de 2GBytes, pelo preço unitário de €5,00 (cinco euros), com IVA incluído, através de Multibanco, Home banking ou MB Way.
Qual é a velocidade de acesso à internet?
A velocidade de acesso depende de vários fatores, nomeadamente a sua localização.
De qualquer forma é garantido um débito igual ou superior a 2 Mbps até que seja esgotado o plafond de 12 GBytes/mensais. Uma vez esgotado o plafond a velocidade será de 2Mbps.
Posso utilizar o acesso à Internet fora de Portugal?
Sim, mas apenas dentro da UE.
O cartão do SIM permite a realização de chamadas de voz?
Não!
Qual é o procedimento para carregar a Internet móvel no multibanco?
Aceder a Pagamentos e Outros Serviços
Selecionar Telemóveis
Escolher MEO/NOS/VODAFONE de acordo com a operadora do cartão SIM fornecido
Introduzir o número da internet móvel e o valor do carregamento
Se necessário, escolher a opção Fatura e introduzir o número de contribuinte. Se não, escolher a opção Talão
Confirmar os dados do pagamento e guardar a fatura ou o talão como comprovativo.
Como posso saber o número ou operadora?
Alguns equipamentos têm identificada a operadora e o número do cartão. Pode ainda consultar no Auto de Entrega.
Caso não consiga identificar, pode solicitar aos serviços do agrupamento essa informação.