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Escola Digital

Ligação à Escola Digital

Programa Escola Digital

O programa Escola Digital assenta em quatro pilares:

  • equipamentos
  • conetividade
  • capacitação dos professores
  • recursos pedagógicos digitais

No âmbito dos equipamentos, o programa prevê o empréstimo de um Kit de computador e de um Kit de conetividade aos alunos.

A partir do ano letivo 2024-2025 apenas os alunos com o escalão A e B do ASE têm direito a 12 GB/mensais de internet gratuita.

Os equipamentos emprestados destinam-se a ser utilizados exclusivamente, para fins do processo ensino aprendizagem e têm que ser restituídos obrigatoriamente:

  • no final do 1º ciclo
  • no final do 3º ciclo
  • no caso de transferência de escola

O empréstimo obriga à assinatura presencial por parte do Encarregado de Educação (ou de um representante devidamente credenciado) de um Auto de Entrega, no qual estão definidas as obrigações, nomeadamente:

  • O Encarregado de Educação/Aluno obriga-se a zelar pela conservação dos equipamentos que lhe são emprestados, devendo restituí-los nas condições que resultam de um uso responsável e prudente, sob pena de pagamento de todas as despesas devidas pela recuperação dos mesmos;
  • A instalação ou cópia de programas ou aplicações informáticas (software) no equipamento informático é expressamente proibida;
  • A instalação ou remoção de partes ou componentes (hardware) do equipamento é expressamente proibida;
  • É vedada ao Encarregado de Educação/Aluno a possibilidade de emprestar os equipamentos a terceiros.

Entrega do Kit tecnológico

O meu educando tem direito a receber o Kit tecnológico?

Como resultado da generalização da medida, todos os alunos podem receber de empréstimo o seu Kit. A entrega, está, no entanto, dependente da disponibilidade de equipamentos na posse da escola.

Posso recusar o Kit tecnológico?

Sim!

Quais os equipamentos de fazem parte do Kit tecnológico?

Um computador e respetivo carregador, um “hotspot” com cabo e/ou carregador (que em alguns casos está integrado no próprio computador) e um cartão SIM. Uma vez que os equipamentos são recondicionados, podem não ser entregues os auscultadores e a mochila.

Ao receber o Kit este passa a ser meu?

Não! Os equipamentos são cedidos a título de empréstimo e o Encarregado de Educação fica obrigado a devolver o Kit e a assumir o pagamento dos danos que os equipamentos possam sofrer.

Qual é o processo para poder receber o Kit?

  • Primeiro vai receber um documento para manifestar o seu interesse no empréstimo.

  • Deverá preencher o documento e corrigir a informação que consta do mesmo.

  • Após devolver o documento ao Professor da Turma ou ao Diretor de Turma, deverá aguardar pelo SMS com a marcação do dia e hora para a receção do Kit

Nota: A entrega é realizada nas instalações da Escola Básica Mouzinho da Silveira (Rua Manuel da Fonseca)

Quais são os documentos de identificação que devo levar no dia do levantamento do Kit?

  • O Cartão de Cidadão, Autorização ou Passaporte do Encarregado de Educação (no caso dos dois últimos deve trazer, ainda, o número de contribuinte).
  • O Cartão de Cidadão, Autorização ou Passaporte do Aluno (no caso dos dois últimos deve trazer, ainda, o número de contribuinte).

Atenção! Na falta do documento de identificação ou na sua incorreção na ficha do aluno, não será possível fazer a entrega do Kit.

O Encarregado de Educação não pode estar presente no dia e hora marcados para a entrega do Kit!

Envie um email para escoladigital@aems.pt a explicar a situação para se encontrar uma solução

Kit de conetividade

Alteração nas condições de acesso

A partir do ano letivo 2024-2025 apenas os alunos com o escalão A e B do ASE têm direito ao acesso gratuito à Internet!

Os restantes alunos deverão proceder ao carregamento do cartão SIM para continuarem a ter acesso à Internet.

Qual é o Plafond de dados mensais para acesso à Internet?

Os alunos com escalão A e B do ASE têm um plafond de 12 GBytes/mensais, sem restrições de acessos ou débito. Uma vez esgotado o plafond será aplicada uma limitação na velocidade do acesso ou em alternativa o utilizador pode proceder à aquisição de tráfego adicional, em múltiplos de 2GBytes, pelo preço unitário de €5,00 (cinco euros), com IVA incluído, através de Multibanco, Home banking ou MB Way.

Qual é a velocidade de acesso à internet?

A velocidade de acesso depende de vários fatores, nomeadamente a sua localização.

De qualquer forma é garantido um débito igual ou superior a 2 Mbps até que seja esgotado o plafond de 12 GBytes/mensais. Uma vez esgotado o plafond a velocidade será de 2Mbps.

Posso utilizar o acesso à Internet fora de Portugal?

Sim, mas apenas dentro da UE.

O cartão do SIM permite a realização de chamadas de voz?

Não!

Qual é o procedimento para carregar a Internet móvel no multibanco?

  1. Aceder a Pagamentos e Outros Serviços

  2. ​Selecionar Telemóveis

  3. Escolher MEO/NOS/VODAFONE de acordo com a operadora do cartão SIM fornecido

  4. Introduzir o número da internet móvel e o valor do carregamento

  5. Se necessário, escolher a opção Fatura e introduzir o número de contribuinte. Se não, escolher a opção Talão​

  6. Confirmar ​os dados do pagamento e guardar a fatura ou o talão como comprovativo.

Como posso saber o número ou operadora?

Alguns equipamentostêm identificada a operadora e o número do cartão. Pode ainda consultar no Auto de Entrega.

Caso não consiga identificar, pode solicitar aos serviços do agrupamento essa informação.

Os computadores da Escola Digital estão equipados com o sistema CUCo. Como desbloquear o computador?